Zacarias‎ > ‎

Zacarias 07

Justiça e misericórdia, não jejum

1 No quarto ano do reinado do rei Dario, a palavra do Senhor veio a Zacarias, no quarto dia do nono mês, o mês de quisleu.
2 Foi quando o povo de Betel enviou Sarezer e Regém-Meleque com seus homens, para supli­carem ao Senhor,
3 perguntando aos sacerdo­tes do templo do Senhor dos Exércitos e aos profetas: "Devemos lamentar e jejuar no quinto mês, como já esta­mos fazendo há tantos anos?"
4 Então o Senhor dos Exércitos me falou:
5 "Pergunte a todo o povo e aos sacerdo­tes: Quando vocês jejuaram no quinto e no sétimo meses durante os últimos setenta anos, foi de fato para mim que jejuaram?
6 E, quando comiam e bebiam, não era para vocês mesmos que o faziam?
7 Não são essas as palavras do Senhor proclamadas pelos antigos profetas quando Jerusalém e as cidades ao seu redor estavam em paz e prosperavam, e o Neguebe e a Sefelá eram habitados?"
8 E a palavra do Senhor veio novamente a Zacarias:
9 "Assim diz o Senhor dos Exérci­tos: Administrem a verdadeira justiça, mos­trem misericórdia e compaixão uns para com os outros.
10 Não oprimam a viúva e o órfão, nem o estrangeiro e o necessitado. Nem tra­mem maldades uns contra os outros".
11 Mas eles se recusaram a dar atenção; teimosamente viraram as costas e taparam os ouvidos.
12 Endureceram o coração e não ouviram a Lei e as palavras que o Senhor dos Exércitos tinha falado, pelo seu Espírito, por meio dos antigos profetas. Por isso o Senhor dos Exércitos irou-se muito.
13 "Quando eu os chamei, não me deram ouvidos; por isso, quando eles me chamarem, também não os ouvirei", diz o Senhor dos Exér­citos.
14 "Eu os espalhei com um vendaval entre as nações que eles nem conhecem. A terra que deixaram para trás ficou tão destruída que ninguém podia atravessá-la. Foi assim que transformaram a terra aprazível em ruínas."